Buscar
Mostrando ítems 1-10 de 20
O Caldeirão de Santa Cruz do Deserto : prática pedagógica em instalações geográficas.
(Editorial Universidad Pedagógica Nacional, 2019-05-01)
A prática pedagógica a qual iremos abordar nesse texto foi realizada com os alunos da disciplina de Estágio Supervisionado III, Economia Política I e Antropologia na Universidade Regional do Cariri com a proposta de ser ...
As potencialidades da Cartografia escolar : a contribuição dos mapas mentais e atlas escolares no ensino de Geografia.
(Editorial Universidad Pedagógica Nacional, 2015-11-30)
O presente artigo tem por objetivo apresentar as potencialidades da Cartografia Escolar para as aulas de Geografia por meio da utilização de duas metodologias de ensino, a saber: mapas mentais e atlas escolares. Contudo, ...
Práticas de linguagem na formação de professores de geografia : uma experiência com mapas, fotografias e o conceito de fronteira.
(Editorial Universidad Pedagógica Nacional, 2017-06-15)
O objetivo da pesquisa é conhecer e refletir aspectos associados àcomunicação e as linguagens no espaço, pois na atualidade é possívelpensar as linguagens do ensino de Geografia a partir de diversas abordagensteóricas como ...
Medellín : ciudad bella, divertida y contradictoria a la luz de las concepciones de estudiantes de grado sexto.
(Editorial Universidad Pedagógica Nacional, 2019-10-01)
El presente texto es construido desde la participación del equipo docente del área de ciencias sociales, del ciclo secundaria y media de la Institución Educativa Fe y Alegría La Cima, en el proyecto de investigación “Estudio ...
El espacio cercano y la enseñanza de las ciencias sociales en el primer ciclo de la escuela primaria.
(Editorial Universidad Pedagógica Nacional, 2017-10-31)
El artículo es resultado de una indagación que tiene como objetivo analizar contenidos curriculares, estrategias pedagógicas y algunos productos de aprendizaje sobre el espacio cercano en la escuela primaria. El universo ...
O raciocínio espacial na educação infantil.
(Editorial Universidad Pedagógica Nacional, 2016-09-11)
A linguagem cartográfica é cada dia mais utilizada e acessível porcausa das tecnologias. As pessoas acostumam, no dia-a-dia, revisarum mapa ou traçar uma rota em um aplicativo GPS nos seus telefones.A compreensão de um ...
El uso del suelo : concepto potencial en la enseñanza de la geografía y la formación ciudadana.
(Editorial Universidad Pedagógica Nacional, 2019-10-01)
Una de las reflexiones pendientes en la enseñanza de la geografía es la relacionada con el concepto de uso del suelo. Si bien en la escuela se introducen temas como las actividades económicas de las culturas estudiadas o ...
Práticas curriculares de geografia em escolas públicas do Rio de Janeiro : a perspectiva das professoras: um estudo dos diários de classe.
(Editorial Universidad Pedagógica Nacional, 2012-02-02)
Este trabalho busca investigar o cotidiano escolar através da perspectiva de professoras de séries iniciais no ensino de Geografia, entendendo este cotidiano como uma realidade complexa e dinâmica. Esta investigação se deu ...
Cartografia escolar e inclusiva para alunos surdos : uma proposta metodológica em movimento.
(Editorial Universidad Pedagógica Nacional, 2018-04-30)
Este artigo refere-se a uma pesquisa de doutorado em andamento que busca apresentar uma proposta metodológica de cartografia escolar e inclusiva para alunos surdos. A pesquisa de campo centrou- se na observação de aulas ...
Formación ciudadana, proyectos políticos y territorio : pistas para la escuela.
(Editorial Universidad Pedagógica Nacional, 2012-02-02)
Este artículo problematiza las relaciones conceptuales que se pueden establecer entre la formación ciudadana, el proyecto político y el territorio de manera que cimenten las bases teóricas para la formulación de problemas ...