Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorCarvalho Messa, Fábio despa
dc.date.issued2014-07-01
dc.identifierhttps://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/LP/article/view/3137
dc.identifier10.17227/01214128.20ludica37.46
dc.identifier.issn2462-845X
dc.identifier.issn0121-4128
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12209/4743
dc.description.abstractEste artigo apresenta e discute os perfis de três personagens-títulos das histórias em quadrinhos da Turma da Mônica, de Maurício de Sousa – Pelezinho, Ronaldinho Gaúcho e Neymar Jr., craques do futebol brasileiro – para evidenciar as diferentes formas de representação simbólica do futebol no imaginário midiático. A partir de um trabalho metodo-lógico de monitoramento semiótico-discursivo das edições impressas de fevereiro de 2013 a fevereiro de 2014, sele-cionaram-se algumas passagens para destacar as distintas nuances do conhecimento sobre o futebol veiculado nas narrativas, por meio de determinadas ocorrências sígnicas. São elas: características das personalidades dos heróis (sujeitos históricos) e suas bases parafrásticas e paródicas; figuratividades do futebol – presença da bola, aspectos sociais e pedagógicos do desporto, propaganda ideológica, estereótipos e índices morais e políticos subjacentes às narrativas. Com base nessa categorização e nas teorias da linguagem de Roland Barthes e Umberto Eco, identifica-mos que a revista do Pelezinho, proposta mais antiga do autor, concentra no personagem grande parte do repertório cultural do futebol brasileiro dos anos 70-80, condensando questões de linguagem e comportamento, assim como a disseminação dos saberes sobre o futebol e sua pedagogia, incluindo seus desdobramentos afetivos e sociais. Já as histórias de Ronaldinho Gaúcho e Neymar Jr. têm suas propostas encomendadas a partir de temas recorrentes da agenda midiática nacional dos anos 2000, com um menor comprometimento com os saberes acerca do futebol. Por meio de enredos pouco problematizáveis, as políticas editoriais dessas duas últimas tematizam amenidades do uni-verso infantil, engrenam campanhas ideológicas, que reforçam estereótipos e padrões morais, geralmente extraídos da factualidade jornalística e/ou da mitologia midiático-esportiva brasileira.por
dc.format.mimetypeapplication/pdfspa
dc.language.isospa
dc.publisherEditorial Universidad Pedagógica Nacionalspa
dc.relationhttps://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/LP/article/view/3137/2777
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
dc.sourceLúdica Pedagógica; Vol. 2 Núm. 20 (2014): IV Congreso ALESDE (jul-dic)spa
dc.subjectFutebolpor
dc.subjectHistória em Quadrinhospor
dc.subjectSemióticapor
dc.subjectMitospa
dc.subjectMetáforaspa
dc.titleMitologias midiáticas de Pelé, Ronaldinho Gaúcho e Neymar jr. análise semiótico-discursiva das hqs de Maurício de Sousa.por
dc.subject.keywordsFootballeng
dc.subject.keywordsComicseng
dc.subject.keywordsSemioticseng
dc.subject.keywordsMytheng
dc.subject.keywordsMetaphoreng
dc.rights.accessrightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess
dc.rights.accessrightshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.relation.referencesBarthes, R. (2001). Mitologias. 11a ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
dc.relation.referencesBibe-Luyten, S. (1985). O que é História em Quadrinhos. São Paulo: Brasiliense. Camara Jr., Mattoso, J. (1992). Dicionário de Lingüística e Gramática. 16a ed. Petró-polis: Vozes.
dc.relation.referencesEco, U. (1971). A Estrutura Ausente. São Paulo: Perspectiva.
dc.relation.references_ (1976). Tratado Geral de Semiótica. 2a ed. São Paulo: Perspectiva.
dc.relation.referencesGarcía, O. (1986). Comunicação em Prosa Moderna. 13aed. FGV: Rio de Janeiro.
dc.relation.referencesGreimas, A. J. (1975). Sobre o Sentido: ensaios semióti-cos. Petrópolis: Vozes.
dc.relation.referencesGreimas, A. J. y Courtés, J. (2008). Dicionário de Semió-tica. São Paulo: Contexto.
dc.relation.referencesKoch, I. V. (2000). O texto e a construção de sentidos. 3. ed. São Paulo: Contexto.
dc.relation.referencesMarcuschi, L. A. (2003). Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In Dionisio, A. (Eds.) Gêneros Tex-tuais e Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna.
dc.relation.referencesPeirce, C.S. (1998). Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 1998.
dc.relation.referencesSantaella, L. (1990). O que é semiótica. São Paulo: Brasilense.
dc.relation.references_ (2008). Semiótica Aplicada. São Paulo: Cen-gage Learning.
dc.relation.referencesSousa, M. (2014). Pelezinho. Edições históricas 1 a 12. São Paulo: Panini.
dc.relation.references__ (2007/2014). Ronaldinho Gaúcho. Edições 1 a 90. São Paulo: Panini.
dc.relation.references_ (2013/2014). Neymar Jr. Edições 1 a 14. São Paulo: Panini.
dc.relation.referencesTeixeira, C. (1999). Semiótica, Informação e Comuni-cação. São Paulo: Perspectiva.
dc.relation.referencesTravaglia .L.C. (1998). Texto e Coerência. 4 ed. São Paulo: Cortez.
dc.relation.referencesTrevisan, E. (1992). Leitura: coerência e conhecimento prévio. Santa Maria/RS: Ed. da UFSM.
dc.type.localArtículo de revistaspa
dc.type.coarhttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501eng
dc.type.driverinfo:eu-repo/semantics/articleeng
dc.title.translatedMythologies media of Pelé, Ronaldinho Gaucho and Neymar jr. semiotic-discursive analysis of Mauricio de Sousa ́s comics.eng
dc.description.abstractenglishThis article presents and discusses the profiles of three characters-titles of comics Monica’s Gang, Maurício de Sousa - Pelezinho, Ronaldinho and Neymar Jr., stars of Brazilian football - to highlight the different forms of symbolic rep-resentation of football in media imagery. From a methodological work of semiotic-discursive monitoring of printed editions from February 2013 to February 2014, we selected some passages to highlight the distinct nuances of knowl-edge about football in the narratives conveyed through certain signical occurrences. They are: Personality charac-teristics of heroes (historical subjects) and its parodic paraphrastics bases; figurativities football - the presence of the ball, social and educational aspects of sport, ideological advertising, stereotypes and narratives underlying moral and political indices. Based on this categorization and the theories of Roland Barthes and Umberto Eco language, we identified that the magazine Pelezinho, older proposal of the author, focuses on the character much of the cultural repertoire of Brazilian football of 70-80 years, condensing language issues and behavior, as well as the dissemination of knowledge about soccer and its pedagogy, including their emotional and social consequences. Have the stories of Ronaldinho and Neymar Jr. have their proposals ordered from recurring themes of the national media agenda of the 2000s, with a smaller commitment to knowledge about football. Through problematics little plots, the editorial poli-cies of these last two thematize amenities of childhood, engage ideological campaigns that reinforce stereotypes and moral standards, usually extracted from the journalistic factuality and / or the Brazilian media-sports mythology.eng
dc.type.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.rights.creativecommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International


Ficheros en el ítem

FicherosTamañoFormatoVer

No hay ficheros asociados a este ítem.

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

  • Lúdica Pedagógica [417]
    Producción investigativa relacionada con la educación, la pedagogía, la investigación y la ciencia en los campos de la educación física, la recreación, el deporte y afines.

Mostrar el registro sencillo del ítem

https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0