O visual e o verbal na Noite Branca (2002 - 2010).
Citación
Fecha
2013-08-15Autor
Mesa R., Diana
Keyword
ImageText
Nuit blanche
Geo-Gramatical
Contemporary art
Imagem
Nuite blanche
Geo-Gramatical
Arte contemporâneo
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O presente texto explora a relação entre a imagem e o texto por meio de uma analise comparativa composta de obras de arte apresentadas no evento conhecido como Nuit Blanche. Esta iniciativa tem lugar no mês de outubro em lugares escolhidos, para o nosso caso particular, na cidade de Paris, onde se encontram intervenções artísticas contemporâneas que interrogam o espaço urbano por meio de propostas que se desenvolvem a noite inteira até a madrugada. Os formatos das obras são variados, para o caso do presente artigo analisam- se as obras que utilizam o texto como elemento plástico (que da a forma), e são expostas em publico, geralmente em exteriores. ¿Como o visual e o verbal se articulam em estas obras que temos nomeado de geo-gramaticais? ¿Como o fato de ler e enxergar se transformam nesta articulação imagem- texto? ¿Que acontece quando o texto num lugar onde prima o visual e sua dimensão icônica adquire um lugar tão importante, o ainda mais importante que sua dimensão linguística?. Partindo de documentos de prensa, programas publicados pela prefeitura de Paris, e de registros achados na rede, temos escolhido as obras que constituem o corpus desta pesquisa.
Abstract
This paper explores the relationship between image and text through a comparative analysis of several art works made during the event known in France as La Nuit Blanche. This initiative takes place in October in many French places -here, Paris- in order to bring together contemporary artistic interventions which may question the urban space through artistic proposals carried out all the night through, to finish at dawn. Though the set up of the works may vary widely, this paper deals only with those in which text is used as a plastic and formal element. The works are exposed in public, usually outdoors.In these works, which we call geo-grammatical, how are the visual and verbal elements articulated?How are the very acts of reading and looking transformed by this articulation of image and text? What happens when the text is set out in a place where the visual aspects are overwhelming and the iconic dimension of a text acquires equal or even more importance than the linguistic dimension?
Editorial
Editorial Universidad Pedagógica Nacional