Metodologias ativas na aprendizagem da cartografia escolar.
Citación
Fecha
2011-07-26Autor
Batista Munhoz, Gislaine
Enlace al recurso
https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/anekumene/article/view/7199Palabras claves
Juegos
Juegos digitales
Cartografía de la escuela
Relaciones espaciales
Aprendizaje basado en juegos digitales
Keyword
Jogos digitaisCartografia escolar
Relações espaciais
Aprendizagem baseada em jogos digitais
Games
Digital games
School cartography
Spatial relations
Digital game-based learning
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a contribuição da aprendizagem baseadas em jogos digitais, pode trazer para a Geografia. Na Educação Geográfica e, em especial, na Cartografia Escolar esta nova perspectiva de ensino e aprendizagem possibilita a criação de ambientes inovadores e podem proporcionar uma aprendizagem mais significativa, na medida em que professores e alunos podem criar simulações, trabalhar com situações-problema, criar espaços imaginários e/ou fictícios em processos cujo desenrolar leva os alunos a tomar decisões e desenvolver relações e habilidades que em outras contextos seriam mais difíceis de serem adquiridos. A prática desta abordagem educativa com alunos dos ensinos fundamental, médio e superior e de pesquisas que vêm sendo feitas em torno deste tema, tem demonstrado a importância da inserção destes recursos na sala de aula. Acima de tudo, porém, percebe-se a necessidade de considerar de forma mais atenta e investigativa a atual cultura juvenil, na qual os games e/ou jogos digitais são parte do cotidiano, bem como a formação do professor de Geografia neste contexto.
Abstract
This article aims to reflect on the learning-based contribution of digital games, can bring to the geography. In Geographic Education, and in particular the School Mapping this new perspective on teaching and learning enables the creation of innovative environments and can provide a more meaningful learning, as teachers and students can create simulations, working with problem- situations, create imaginary spaces and /or fictitious processes whose functioning leads students to make decisions and develop relationships and skills in other contexts would be more difficult to be acquired. A practice of this educational approach with primary, secondary and college students and researches that have been made on this issue, has demonstrated the importance of integrating these resourcesin the classroom. Above all, however,realizes the need to consider more carefully and keenly the current youth culture, in which the games are part of everyday life, as well as the training of teachers of geography in this context.
Editorial
Editorial Universidad Pedagógica Nacional
Fuente
Colecciones
- Anekumene [169]