Memória herdada. A educadora Carolina Ribeiro e o vanguardeiro ensino paulista.
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Date
2011-02-13Author
Pinheiro, Ana Regina
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https://revistas.upn.edu.co/index.php/RCE/article/view/859Palabras claves
Educadores paulistas
Modelo educacional paulista
Profesorado católico
Carolina Ribeiro
Memória
Educadores paulistas
Modelo educacional paulista
Professorado católico
Metadata
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Este artigo aborda aspectos da trajetória da educadora Carolina Ribeiro (1892-1982), destacando sua formação no magistério, a carreira de professora e diri-gente do ensino paulista e as relações que manteve com a Igreja Católica, no processo de estruturação nacional do ensino no Brasil, nas décadas de 1930 e 1940. Dirigente da Escola Normal de São Paulo, a vanguarda do ensino paulista, no período de 1939 a 1948 e primeira mulher a assumir o cargo de Secretária da Educação desse Estado, em 1955; Ribeiro construiu, ao longo de sua carrei-ra, estreita cooperação com grupos de orientação católica, em especial a Liga do Professorado Católico de São Paulo (LPC), participando ativamente de uma ampla disputa pelo controle ideológico do professorado (Chagas de Carvalho, 1989). Liderou movimentos em defesa da memória da educação paulista, que fora modelo para as reformas implementadas por outros Estados brasileiros na década de 1920 e manteve o tom crítico às reformas que visavam a estruturação do Estado nacional e ameaçavam a hegemonia política e educacional de São Paulo nesse contexto. O enfoque em sua trajetória tem por objetivo, portanto, recuperar discursos e práticas nem sempre convergentes, cujos conteúdos são ressignificados no seu percurso, de acordo com as condições objetivas (Bour-dieu, 1996) e com as aproximações e os diálogos que estabeleceu com educa-dores liberais e entidades católicas, tendo em vista a ampla repercussão nacio-nal que alcançou tal modelo de ensino. Este artículo aborda aspectos de la trayectoria de la educadora Caro-lina Ribeiro (1892-1982), destacando su formación en el magisterio, la carrera de profesora y dirigente de la enseñanza paulista y las rela-ciones que mantuvo con la Iglesia Católica, en el proceso de estruc-turación nacional de la enseñanza en Brasil, en las décadas de 1930 y 1940. Dirigente de la Escuela Normal de San Pablo en el período de 1939 a 1948 y primera mujer en asumir el cargo de Secretaria de Educación de ese estado en 1955; Ribeiro construyó, a lo largo de su carrera, una estrecha cooperación con grupos de orientación católica, en especial la Liga del Profesorado Católico de San Pablo (LPC), participando activamente de una amplia disputa por el control ideológico del profesorado (Chagas de Carvalho, 1989). Lideró mo-vimientos en defensa de la memoria de la educación paulista, que fue modelo para las reformas implementadas por otros Estados brasi-leros en la década de 1920 y mantuvo el tono crítico de las reformas que buscaban la estructuración del Estado nacional y amenazaban la hegemonía política y educacional de San Pablo en este contexto. El objetivo del enfoque en su trayectoria, por lo tanto, es recuperar discursos y prácticas no siempre convergentes, cuyos contenidos son resignificados en su recorrido, de acuerdo con las condiciones obje-tivas (Bourdieu, 1996) y con las aproximaciones y los diálogos que estableció teniendo en cuenta la amplia repercusión nacional que alcanzó tal modelo de enseñanza.
Editorial
Editorial Universidad Pedagógica Nacional