Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorde Barros Kerr Junior (Goy), Donald Hughspa
dc.contributor.authord’Avila Coelho, Albertospa
dc.date.issued2016-02-26
dc.identifierhttps://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/revistafba/article/view/3672
dc.identifier10.17227/2011804X.15PPO21.31
dc.identifier.issn2462-8441
dc.identifier.issn2011-804X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12209/3634
dc.description.abstractMuitos procedimentos utilizados em propostas pedagógicas especificam as artes visuais no cotidiano de escolas brasileiras. Questionamos aqueles que, despotencializados, continuam reafirmando um caráter meramente instrumental e utilitário do fazer artístico. Começamos a discussão tomando procedimentos que acabam confirmando que a imagem na escola, em grande parte, é tratada como ilustração e não como produtora de pensamento. Perguntamos: que alternativas podem ser levantadas no sentido de atualizar o uso da imagem da arte em sala de aula? Como fugir dos estereótipos e modelos? Fundamentamo-nos nos conceitos deexperiência e de arte como sensação. Com o conceito de heterotopia provocamos a percepção de que algo pode romper com a sintaxe e se apresentar pela sensação. Defendemos práticas que façam funcionar a arte como sensação e não através de uma linguagem que fixa e codifica o incodificável da experiência com arte. A sensação pode romper também com uma formação docente apegada a rótulos, modelos e modismo. Abrindo-nos ao não-clichê novas formas de pensar e sentir nos aproximam dos modos de criar próprios da arte. Ao darmos continuidade a estes modos em nossas vidas, repetimos na diferença rompendo com aqueles processos tão dirigidos e lineares que teimam em permanecer no nosso cotidiano.por
dc.format.mimetypeapplication/pdfspa
dc.format.mimetypetext/htmlspa
dc.language.isopor
dc.publisherEditorial Universidad Pedagógica Nacionalspa
dc.relationhttps://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/revistafba/article/view/3672/3225
dc.relationhttps://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/revistafba/article/view/3672/8609
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
dc.source(pensamiento), (palabra)... Y obra; Núm. 15 (2016): ene-junspa
dc.subjectImagenspa
dc.subjectEnseñanza de artespa
dc.subjectExperienciaspa
dc.subjectSensaciónspa
dc.titleImagem e Arte : a necessidade da Experiência pela Sensação.por
dc.subject.keywordsImageeng
dc.subject.keywordsArt educationeng
dc.subject.keywordsExperienceeng
dc.subject.keywordsFeelingeng
dc.subject.keywordsSensationeng
dc.subject.keywordsImagemeng
dc.subject.keywordsEnsino de arteeng
dc.subject.keywordsExperiênciaeng
dc.subject.keywordsSensaçãoeng
dc.rights.accessrightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess
dc.rights.accessrightshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.relation.referencesArtières, P., Bert, J-F., Gros, F. & Revel, J. (2014). Michel Foucault. Rio de Janeiro: Forense Universitária
dc.relation.referencesBarbosa, A. (1991). A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva; Porto Alegre: Fundação Iochpe
dc.relation.referencesBarbosa, A. (1987). Fernanda Pereira da (orgs.). Abordagem Triangular no Ensino das Artes e Culturas Visuais. São Paulo: Cortez
dc.relation.referencesBeckett, S. (2003). Como é. São Paulo: Iluminuras.
dc.relation.referencesDeleuze, G. (1997). A literatura e a Vida. In Crítica e Clínica. São Paulo: Editora 34.
dc.relation.referencesDeleuze, G. (1998). Conversações. Rio de Janeiro: Ed. 34.
dc.relation.referencesDeleuze, G. (1999). O ato de criação. São Paulo: Folha de São Paulo.
dc.relation.referencesDeleuze, G. (2007). Francis Bacon: Lógica da Sensação. Rio de Janeiro: Zahar.
dc.relation.referencesDidi-Huberman, G. (2014). En M. de B. Motta. Michel Foucault. Rio de Janeiro: Forense
dc.relation.referencesFoucault, M (1995). Sobre a genealogia da ética: uma revisão do trabalho. In H. Dreyfus & P. Rabinow. Michel Foucault, uma trajetória filosófica. Para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, pp. 253-278
dc.relation.referencesFoucault, M. (2001). As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes
dc.relation.referencesRancière, J. (2000). La división de lo sensible. Estética y política. Salamanca: Consorcio de Salamanca
dc.relation.referencesZourabichvili, François. O vocabulário de Deleuze. Rio de Janeiro, Relume Dumará, 2004
dc.type.localArtículo de revistaspa
dc.type.coarhttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501eng
dc.type.driverinfo:eu-repo/semantics/articleeng
dc.description.abstractenglishIn day to day life within Brazilian schools, many procedures defining visual arts are included in educational proposals. We challenge those ones that -depotentialized- continue to stress a purely instrumental and utilitarian nature of artistic work. We start the argument taking procedures that usually confirm the artistic image in school as mere illustration, instead of as a producer of thought. Therefore we address the question: what alternatives may be proposed for updating the use of artistic images in the classroom? How to escape from stereotypes and models? We are founded on the concept of art as experience and feeling, so that, through the concept of heterotopia, we address perception as something capable of breaking the syntax and which may be grasped by feeling. Thus we are prone to practices in which art may act as feeling, and not as a language pretending to encode the non-fixed and uncodifiable content of artistic experience. The feeling can also surpass a teacher training attached to labels, models and idioms. Opening ourselves to the no-cliché and to new ways of thinking and feeling, we get closer to finding our own ways of creating art and get rid of those linear processes that stubbornly insist on remaining active in our daily lives.  eng
dc.type.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.rights.creativecommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International


Ficheros en el ítem

FicherosTamañoFormatoVer

No hay ficheros asociados a este ítem.

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

  • (Pensamiento), (palabra) y obra [261]
    Se constituye como un espacio abierto a la discusión entre pares nacionales e internacionales sobre múltiples relaciones que se pueden establecer entre el arte, la estética, la educación artística y la pedagogía.

Mostrar el registro sencillo del ítem

https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0