Mostrar el registro sencillo del ítem
Alternate Reality Game (ARG) como estratégia de ensino e aprendizagem da química.
dc.contributor.author | Chechi, Aline | spa |
dc.contributor.author | Cleophas, Maria das Graças | spa |
dc.date.accessioned | 2021-08-02T16:54:04Z | |
dc.date.available | 2021-08-02T16:54:04Z | |
dc.date.issued | 2018-11-15 | |
dc.identifier | https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/8934 | |
dc.identifier.issn | 2323-0126 | |
dc.identifier.issn | 2665-3184 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12209/15970 | |
dc.description.abstract | A educação científica busca continuadamente novas metodologias que possam facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, trazemos o Alternate Reality Game (ARG) como sugestão viável para o ensino de química, uma vez que este jogo apresenta algumas características que são fundamentais para a educação científica do século XXI, tais como, motivação, engajamento, criatividade, resolução de problemas, alto grau de imersão, da colaboração e cooperação. Há várias formas para elaborar um ARG, contudo, uma narrativa deve ser elaborada para conter os conteúdos pedagógicos que farão parte do jogo. O ARG elaborado foi aplicado a 32 discentes em formação inicial em ciências da natureza. Os resultados desse trabalho apontam para uma boa aceitação do jogo por parte dos alunos, manifestações de habilidade e competências, aquisição de múltiplos letramentos, etc. | spa |
dc.format.mimetype | application/pdf | spa |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Editorial Universidad Pedagógica Nacional | spa |
dc.relation | https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/8934/6713 | |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 | |
dc.source | Tecné, Episteme y Didaxis: TED; 2018: VIII Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de Ciencias | spa |
dc.source | Tecné, Episteme y Didaxis: TED; 2018: VIII Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de Ciencias | spa |
dc.source | Tecné, Episteme y Didaxis: TED; 2018: VIII Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de Ciencias | spa |
dc.subject | Alternate reality game | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | por |
dc.subject | Gamificação | por |
dc.subject | Inteligência coletiva | por |
dc.title | Alternate Reality Game (ARG) como estratégia de ensino e aprendizagem da química. | por |
dc.rights.accessrights | info:eu-repo/semantics/openAccess | |
dc.rights.accessrights | http://purl.org/coar/access_right/c_abf2 | |
dc.relation.references | Alves, L. R. G., Minho, M.R. da S., & Diniz, M. V. C. (2014). Gamificação: Diálogos com a Educação. In. L. M. Fadel., V. R. Ulbricht., C. R. Batista., & VanzinT (Orgs.), Gamificação na Educação(p.74-97). São Paulo, SP: Pimenta Cultural. | por |
dc.relation.references | Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70 | por |
dc.relation.references | Cleophas, M. G., Cavalcanti, E. L. D., Souza, F. N. de., & Leão, M. B. C. (2014). Alternate Reality Game (ARG):Uma Proposta Didática para o Ensino de Química. Revista Tecnologias na Educação, 6(11), p. 1-14. | por |
dc.relation.references | Costa, R. (2005). Por um novo Conceito de Comunidade: Redes Sociais, Comunidades Pessoais, Inteligência Coletiva. Comunic, Saúde, Educ, 9(17), p. 235-248. | por |
dc.relation.references | Frau-Meigs, D. (2012). Transliteracy as the New Research Horizon for Media and Information Literacy. Meduske Studije, 3(6), p. 14-27. | eng |
dc.relation.references | HOLMNER, M., & BEER, K. D. (2013). The design of an alternate reality game as capstone course in a multimedia post-graduate degree. In: Proceedings of the 34th IATUL Conference, pp. 32-40. Purdue University; | eng |
dc.relation.references | Hu, X., Zhang, H., & Ma Rhea, Z.(2016).Alternate reality game in education: A literature review. In M. Baguley (Ed.),AARE 2016: Transforming educational research: Proceedings of the Conference for the Australian Association for Research in Education: Transforming Education Research(p. 1-16). Australian Association for Research in Education. | eng |
dc.relation.references | Rodríguez, N. L., & Jareda, M. E. M. (2016). Juegos de Realidad Alternativa para la Educación Civica. Elementos de Diseño: Narrativa, Juego y Discurso. Revista de Comunicación y Ciudadanía Digital, 5(2), p.177-202. | spa |
dc.relation.references | Jenkins, H. (2009). Cultura da Convergência. São Paulo, SP: Aleph | por |
dc.relation.references | ones, B. F., Valdez, G., Nowakowski, J., & Rausmussen, C. (1994). Designing Learning and Technology for Educational Reform. Oak Brook, USA: NCREL. | eng |
dc.relation.references | McGonigal, J. (2012). A Realidade em Jogo. Rio de Janeiro, RJ: Best Seller. | por |
dc.relation.references | Piñeiro-Otero, T., & Costa-Sánchez, C. (2015). ARG (Juego de Realidad Alternativa). Contribuciones, Limitaciones y potencialidades para la Docencia Universitaria. Comunicar, 22(44), p. 141-148. | spa |
dc.relation.references | Sakai, M. H., & Lima, G. Z. (1996). PBL: uma visão geral do método. Olho Mágico, 2(5/6). | por |
dc.relation.references | Scolari, C. A. (2016). Estrategias de Aprendizaje Informal y Competencias Mediáticas en la Nueva Ecología de la Comunicación. Revista TELOS, p. 1-9. | spa |
dc.type.local | Artículo de revista | spa |
dc.type.coar | http://purl.org/coar/resource_type/c_6501 | eng |
dc.type.driver | info:eu-repo/semantics/article | eng |
dc.type.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | |
dc.rights.creativecommons | Attribution-NonCommercial 4.0 International |
Ficheros en el ítem
Ficheros | Tamaño | Formato | Ver |
---|---|---|---|
No hay ficheros asociados a este ítem. |
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
TED: Tecné, Episteme y Didaxis [1388]
Pone a discusión artículos originales de la comunidad de educadores e investigadores nacionales e internacionales en Educación en Ciencias Experimentales, Matemáticas y Tecnología, presentando los diversos avances en estos campos de conocimiento.