Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorFerreira dos Santos, Brunospa
dc.date.accessioned2021-08-02T16:52:13Z
dc.date.available2021-08-02T16:52:13Z
dc.date.issued2014-11-20
dc.identifierhttps://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/3221
dc.identifier10.17227/01203916.3221
dc.identifier.issn2323-0126
dc.identifier.issn2665-3184
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12209/15225
dc.description.abstractNeste trabalho investigamos a história do Projeto 30 para a reforma curricular da química escolar na Argentina durante a década de 1970 e suas ações de capacitação e aperfeiçoamento docente. Procuramos compreender como foi possível a sua permanência e continuidade ao longo de diferentes governos e as origens e marcas de sua particular configuração, a qual envolvia cientistas, professores universitários, burocratas do aparato estatal de educação e organizações multilaterais e filantrópicas. Os discursos em prol da modernização da educação científica incorporavam elementos de cientificidade e tecnocracia como fundamentais para o progresso social e econômico. A formação de professores passa a servista como problemática e origem de muitos problemas para o ensino de química e os professoresnecessitamseaperfeiçoar e modernizarosseus métodos e conteúdos.por
dc.format.mimetypeapplication/pdfspa
dc.language.isospa
dc.publisherEditorial Universidad Pedagógica Nacionalspa
dc.relationhttps://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/3221/3031
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
dc.sourceTecné, Episteme y Didaxis: TED; 2014: VI Congreso Internacional de Formación de Profesores de Cienciasspa
dc.sourceTecné, Episteme y Didaxis: TED; 2014: VI Congreso Internacional de Formación de Profesores de Cienciasspa
dc.sourceTecné, Episteme y Didaxis: TED; 2014: VI Congreso Internacional de Formación de Profesores de Cienciasspa
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectEnsino de químicapor
dc.subjectReforma curricularpor
dc.titleO Projeto 30 e a reforma curricular da Química na Argentina (1970-1978).spa
dc.rights.accessrightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess
dc.rights.accessrightshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.relation.referencesArgentina. (1967). Antecedentes y áreas de actividades del I.N.E.C. Buenos Aires: Secretaría de Estado de Cultura y Educación.spa
dc.relation.referencesArgentina. (1968). Educación, recursos humanos y desarrollo económico-social. Tomo II. Buenos Aires: Secretaría de Consejo Nacional de Desarrollo.spa
dc.relation.referencesArgentina.(1978a).Evaluación del proyecto de actualización de la enseñanza de la química Proyecto 30. Programa Regional de Desarrollo Educativo.spa
dc.relation.referencesArgentina.(1978b). Resolução no. 606. Boletin de comunicaciones no. 49.Buenos Aires: Ministerio de Cultura y Educación.spa
dc.relation.referencesErramuspe, J.(2013).Innovación y reforma en la capacitación de docentes para la enseñanza de las ciencias en el período modernizador: El caso del INEC. Tesis de Maestría. Universidad Nacional de Luján, Argentina.spa
dc.relation.referencesRockwell, E.(2009).La experiencia etnográfica: Historia y cultura em los procesos educativos. Buenos Aires: Paidós.spa
dc.relation.referencesSantos, B.F. (2011). Reforma curricular no ensino escolar de química: Um estudo sociohistórico do caso argentino (1956-1983)[DVD]. Anais do VIII ENPEC, Campinas.por
dc.relation.referencesSantos, B.F.(2012).The Sputnik reaches Argentina: The curricular reform in chemistry teaching (1956-1983). In Bruguiére, C.; Tiberghien, A.&Clément, P. (org). Proceedings of the ESERA 2011 Conference: science learning and citizenship. Acedido em 21/04/2014em http://www.esera.org/publications/esera-conference-proceedings/science-learning-and-citizenship/eng
dc.type.localArtículo de revistaspa
dc.type.coarhttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501eng
dc.type.driverinfo:eu-repo/semantics/articleeng
dc.type.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.rights.creativecommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International


Ficheros en el ítem

FicherosTamañoFormatoVer

No hay ficheros asociados a este ítem.

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

  • TED: Tecné, Episteme y Didaxis [1388]
    Pone a discusión artículos originales de la comunidad de educadores e investigadores nacionales e internacionales en Educación en Ciencias Experimentales, Matemáticas y Tecnología, presentando los diversos avances en estos campos de conocimiento.

Mostrar el registro sencillo del ítem

https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0