Mostrar el registro sencillo del ítem
O Projeto 30 e a reforma curricular da Química na Argentina (1970-1978).
dc.contributor.author | Ferreira dos Santos, Bruno | spa |
dc.date.accessioned | 2021-08-02T16:52:13Z | |
dc.date.available | 2021-08-02T16:52:13Z | |
dc.date.issued | 2014-11-20 | |
dc.identifier | https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/3221 | |
dc.identifier | 10.17227/01203916.3221 | |
dc.identifier.issn | 2323-0126 | |
dc.identifier.issn | 2665-3184 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12209/15225 | |
dc.description.abstract | Neste trabalho investigamos a história do Projeto 30 para a reforma curricular da química escolar na Argentina durante a década de 1970 e suas ações de capacitação e aperfeiçoamento docente. Procuramos compreender como foi possível a sua permanência e continuidade ao longo de diferentes governos e as origens e marcas de sua particular configuração, a qual envolvia cientistas, professores universitários, burocratas do aparato estatal de educação e organizações multilaterais e filantrópicas. Os discursos em prol da modernização da educação científica incorporavam elementos de cientificidade e tecnocracia como fundamentais para o progresso social e econômico. A formação de professores passa a servista como problemática e origem de muitos problemas para o ensino de química e os professoresnecessitamseaperfeiçoar e modernizarosseus métodos e conteúdos. | por |
dc.format.mimetype | application/pdf | spa |
dc.language.iso | spa | |
dc.publisher | Editorial Universidad Pedagógica Nacional | spa |
dc.relation | https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/3221/3031 | |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 | |
dc.source | Tecné, Episteme y Didaxis: TED; 2014: VI Congreso Internacional de Formación de Profesores de Ciencias | spa |
dc.source | Tecné, Episteme y Didaxis: TED; 2014: VI Congreso Internacional de Formación de Profesores de Ciencias | spa |
dc.source | Tecné, Episteme y Didaxis: TED; 2014: VI Congreso Internacional de Formación de Profesores de Ciencias | spa |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.subject | Ensino de química | por |
dc.subject | Reforma curricular | por |
dc.title | O Projeto 30 e a reforma curricular da Química na Argentina (1970-1978). | spa |
dc.rights.accessrights | info:eu-repo/semantics/openAccess | |
dc.rights.accessrights | http://purl.org/coar/access_right/c_abf2 | |
dc.relation.references | Argentina. (1967). Antecedentes y áreas de actividades del I.N.E.C. Buenos Aires: Secretaría de Estado de Cultura y Educación. | spa |
dc.relation.references | Argentina. (1968). Educación, recursos humanos y desarrollo económico-social. Tomo II. Buenos Aires: Secretaría de Consejo Nacional de Desarrollo. | spa |
dc.relation.references | Argentina.(1978a).Evaluación del proyecto de actualización de la enseñanza de la química Proyecto 30. Programa Regional de Desarrollo Educativo. | spa |
dc.relation.references | Argentina.(1978b). Resolução no. 606. Boletin de comunicaciones no. 49.Buenos Aires: Ministerio de Cultura y Educación. | spa |
dc.relation.references | Erramuspe, J.(2013).Innovación y reforma en la capacitación de docentes para la enseñanza de las ciencias en el período modernizador: El caso del INEC. Tesis de Maestría. Universidad Nacional de Luján, Argentina. | spa |
dc.relation.references | Rockwell, E.(2009).La experiencia etnográfica: Historia y cultura em los procesos educativos. Buenos Aires: Paidós. | spa |
dc.relation.references | Santos, B.F. (2011). Reforma curricular no ensino escolar de química: Um estudo sociohistórico do caso argentino (1956-1983)[DVD]. Anais do VIII ENPEC, Campinas. | por |
dc.relation.references | Santos, B.F.(2012).The Sputnik reaches Argentina: The curricular reform in chemistry teaching (1956-1983). In Bruguiére, C.; Tiberghien, A.&Clément, P. (org). Proceedings of the ESERA 2011 Conference: science learning and citizenship. Acedido em 21/04/2014em http://www.esera.org/publications/esera-conference-proceedings/science-learning-and-citizenship/ | eng |
dc.type.local | Artículo de revista | spa |
dc.type.coar | http://purl.org/coar/resource_type/c_6501 | eng |
dc.type.driver | info:eu-repo/semantics/article | eng |
dc.type.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | |
dc.rights.creativecommons | Attribution-NonCommercial 4.0 International |
Ficheros en el ítem
Ficheros | Tamaño | Formato | Ver |
---|---|---|---|
No hay ficheros asociados a este ítem. |
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
TED: Tecné, Episteme y Didaxis [1388]
Pone a discusión artículos originales de la comunidad de educadores e investigadores nacionales e internacionales en Educación en Ciencias Experimentales, Matemáticas y Tecnología, presentando los diversos avances en estos campos de conocimiento.