Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorGil Eusse, Karen Lorenaspa
dc.contributor.authorBracht, Valterspa
dc.contributor.authorQuintão de Almeida, Felipespa
dc.date.accessioned2021-08-02T16:27:21Z
dc.date.available2021-08-02T16:27:21Z
dc.date.issued2020-11-26
dc.identifierhttps://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/LP/article/view/11733
dc.identifier10.17227/ludica.num31-11733
dc.identifier.issn2462-845X
dc.identifier.issn0121-4128
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12209/13711
dc.description.abstractEste artigo analisa dois acontecimentos importantes para o questionamento da tradição da Educação Física na Colômbia a partir dos anos 1960. De um lado, o Movimento Estudantil e, de outro, entre os docentes, o Movimento Pedagógico Nacional e a Associação Colombiana de Professores de Educação Física. Em termos metodológicos, baseia-se na análise da literatura disponível sobre o tema e em 16 entrevistas com pro-fissionais do campo na Colômbia que, de diferentes modos, viveram aquelas experiências. As críticas produ-zidas à formação profissional, ao esporte, à função social da disciplina, entre outros aspectos, ajudaram na criação das condições de possibilidade que vão resultar na futura renovação teórica do campo da educação física naquele país.por
dc.format.mimetypeapplication/pdfspa
dc.language.isopor
dc.publisherEditorial Universidad Pedagógica Nacionalspa
dc.relationhttps://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/LP/article/view/11733/9247
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
dc.sourceLúdica Pedagógica; Vol. 1 Núm. 31 (2020): ene-jun. La Educación Física Como Campo Teórico e Investigativo; 1-17spa
dc.subjectEducaciónspa
dc.subjectCrisisspa
dc.subjectPolíticaspa
dc.titleCrítica na educação física colombiana : as lutas político-ideológicas revolucionárias do campo.por
dc.subject.keywordsEducationeng
dc.subject.keywordsCrisiseng
dc.subject.keywordsPoliticseng
dc.subject.keywordsEducaçãoeng
dc.subject.keywordsCriseeng
dc.subject.keywordsPolíticaeng
dc.rights.accessrightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess
dc.rights.accessrightshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.relation.referencesAcevedo, A. T. e González, D. C. R. (2011). Movilización y protesta estudiantil en Colombia (1971). Una lectura desde la organización gremial por el cogobierno universitario y la memoria de protagonistas y testigos. Anuario de Historia Regional y de las Fronteras, 16(1), 221-242.
dc.relation.referencesAcevedo, A. T. (2015). Educación, reformas y movimien-tos universitarios en Colombia: apuestas y frustraciones por un proyecto modernizador en el siglo xx. Estudios Sociales, 53, 102-111.
dc.relation.referencesBenjumea, M. M. e Uribe, I. D. (2003). La reforma a la estruc-tura académico - administrativa del Instituto Universita-rio de Educación Física y el proceso de transformación curricular. Educción Física y Deporte, 22(1), 29-41.
dc.relation.referencesBolívar, C. B. (1985). Pedagogía y Educación Física. Educa-ción Física y Deporte, 7(1-2), 47-50.
dc.relation.referencesBolívar, C. B. (2018). Autobiografía pedagógica: la ense-ñanza universitaria, incesante devenir. https://www.academia.edu/34754780/Autobiograf%C3%ADa_pedag%C3%B3gica_la_ense%C3%B1anza_universita-ria_incesante_devenir. Acesso em abril de 2018.
dc.relation.referencesCardona, M. (2005). El Movimiento Pedagógico: una lucha social, política y cultural del magisterio colombiano 1982-2002. [Dissertação Mestrado em Educação]. Facultad de Educación da Universidade de Antioquia, Medellín.
dc.relation.referencesChinchilla, V. J. (1989). Una reforma académico profesional que transforme la Educación Física. Educación Física y Deporte, 11(1-2), 53-62.
dc.relation.referencesEusse, K. L. G. (2020). Tradição, crítica e renovação na educação física colombiana. Tese (Doutorado em Edu-cação Física) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.
dc.relation.referencesEusse, K. L. G., Almeida, F. Q. e Bracht, V. (2018). Convênio Colombo-Alemão (1973-1984): a esportivização da Educação Física colombiana? Revista Da Alesde, 9(2), 106-118.
dc.relation.referencesEusse, K. L. G., Almeida, F. Q. e Bracht, V. (2019). ‘‘Espor-tivização’’ da Educação Física colombiana: a “herança” do convênio Colombo-Alemão nas páginas da revista Educación Física y Deporte. Revista Brasileira de Ciên-cias do Esporte, 41(4), 437-443.
dc.relation.referencesMockus, A. (1985). ¡Educación Física y cultura académica! Educación Física y Deporte, 7(1-2), 61-64.
dc.relation.referencesMoreno, W. G. (1997). Reflexiones en torno a la transfor-mación curricular. Educación Física y Deporte, 19(2), 103-111.
dc.relation.referencesPardo, M. A. e Urrego, M. A. (2003). El Movimiento Estu-diantil de 1971 en Colombia. http://www.renovacion-magisterial.org/boletin/boletin28/ponencia71.pdf. Acesso em: dez. 2018.
dc.relation.referencesPeña, C. L., Peña, J. C., Chinchilla, V., Molano, M. e álvarez, J. (1996). En nosotros vive el Movimiento Pedagógico. Lúdica Pedagógica, 2, 1-3.
dc.relation.referencesPinillos, J. M. (2003). La Educación Física y el deporte en Colombia. Una oposición de discursos en el periodo com-prendido entre 1968 y 1991. [Disertación Maestría en Educación]. Facultad de Educación da Universidad de Antioquia, Medellín.
dc.relation.referencesTamayo, A. V. (2006). El Movimiento Pedagógico en Colom-bia: un encuentro de los maestros con la Pedagogía. histedbr, 24, 102-123.
dc.relation.referencesVaca, A. H. H. (1998). Historia del alma máter de la Educación Física colombiana. Universidad Pedagógica Nacional.
dc.relation.referencesWilches, D. O. (2012). Ideas influyentes en la teoría de la Educación Física de la Facultad de Educación Física de la Universidad Pedagógica Nacional (Bogotá) entre 1975 y 2000. [Teses Doutorado em Ciencias de la Actividad Física y el Deporte]. Departamento de Educación Física y Deportes da Universidad de León, León-España.
dc.type.localArtículo de revistaspa
dc.type.coarhttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501eng
dc.type.driverinfo:eu-repo/semantics/articleeng
dc.title.translatedCriticism of physical education in Colombia : the revolutionary political-ideological struggles in the field.eng
dc.description.abstractenglishThis paper analyzes two important events for questioning the tradition of Physical Education in Colombia from the 1960s onwards: on the one hand, the Student Movement, and on the other, among teachers, the National Pedagogical Movement and the Colombian Association of Physical Education Teachers. In methodological terms, the study is based on the analysis of the available literature on the topic and on 16 interviews with pro-fessionals of this field in Colombia who, in different ways, lived those experiences. The criticisms about the professional education, the sports, the social function of the discipline, among other aspects, collaborated to create the possibility conditions that would result in the subsequent theoretical renewal of the Physical Educa-tion field in that country.eng
dc.type.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.rights.creativecommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International


Ficheros en el ítem

FicherosTamañoFormatoVer

No hay ficheros asociados a este ítem.

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

  • Lúdica Pedagógica [417]
    Producción investigativa relacionada con la educación, la pedagogía, la investigación y la ciencia en los campos de la educación física, la recreación, el deporte y afines.

Mostrar el registro sencillo del ítem

https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0